GASTRONOMIA

pratos.gif

Chefes de cozinha

1. Lila Loula

Assistente: Julie Campos

2. Manu Gaden

Assistente: Victor Aliperti

3. Victor Aliperti

Assistente: Isabella Sena
 

Conceitos Básicos do CAC 

- Cozinha:

  1. O CAC possui 2 cozinhas equipadas com fogão, forno, geladeira, fritadeira, bancada, pia, dispensa, panelas e diversos utensílios de cozinha. Estão localizadas no G1 e no G5. Lá é feito diariamente por um grupo de alunos interessados por gastronomia (e assistentes) o almoço para aproximadamente 15 pessoas. O almoço sempre começa a ser organizado as 8h da manhã e é servido as 11:30 - geralmente RÉS envia o cardápio semanal no início da semana, mas a ideia é que cada vez mais ou responsáveis pela cozinha se apropriem mais da cozinha em termos ampliados além de somente cozinha, como por exemplo pensar o cardápio semanal, cuidar dos temperos, investigar preparos diferentes, investigar temperos desconhecidos, irem atrás de novos utensílios e panelas para a cozinha, e cuidar dos pagamentos diários do almoço. 

  2. O almoço é cobrado diariamente, custa R$ 20,00, sendo R$ 8,00 destinado à “caixinha do almoço”, que paga pelas despesas de melhorias ou manutenção da cozinha. 

  3. Hoje temos 3 pessoas oficiais interessadas em gastronomia no CAC e que cozinham oficialmente toda semana: Manu Gaden, Victor Aliperti e Lila Loula. 

  4. Manu e Victor tem uma parceria de transformar a experiência de gastronomia no CAC como sua mídia nesse momento. 

  5. A gastronomia no CAC contempla: trabalhar sob tensão, servir até 20 pessoas famintas de uma manhã intensa de trabalho e tensão, servir o almoço para o mestre, levar em conta a estética e composição do prato que está servindo - isto é, tanto sua apresentação, como também seu equilíbrio, e sobretudo o amor colocado no processo de execução, outra palavra para amor aqui pode ser também, empenho, dedicação, entrega, esquecimento de si. A gastronomia, como todas outras atividades no CAC também faz parte da sua pedagogia, onde os alunos, além de estarem aprendendo e se aperfeiçoando em uma atividade eminentemente prática, também está inventando outras formas de se relacionar consigo mesmo. 

  6. A cozinha possui uma lista com todos os presentes em cada almoço, e diariamente os responsáveis pela refeição do dia estão encarregados de colher os pagamentos. 

  7. A ideia para 2020 é que os cozinheiros do CAC estudem gastronomia de maneira ampliada, isto é, comendo sempre em restaurantes notáveis do país, conhecendo pessoas que cozinham, indo em mercados municipais, se reunindo para experiências gastronômicas, indo atrás de novas técnicas de execução, indo atrás de utensílios e panelas diferentes, conhecendo novos lugares para fazer supermercado.

Atelier do Centro - G1

Rua Epitácio Pessoa, 91, República, São Paulo

3129-3977 // 99537-5396 (RES)

Segunda à sexta: 8h às 17h

atelierdocentro@gmail.com

Galpão do Centro - G2

Rua Teodoro Baima, 39, República, São Paulo

Residência Atelier Luca Parise - G3

Rua Teodoro Baima, 51, SL 2, República, São Paulo 

www.lucaparise.co

CECAC - Centro de Estudos Conglomerado

Atelier do Centro - G4

Rua Teodoro Baima, 51, SL 1, República, São Paulo

Atelier do Centro - G5

Rua Teodoro Baima, 88, República, São Paulo

Coleção Àlex Muñoz - G6

Carrer del Segle, 5, Premià de Mar

08330 - Barcelona, España

OPCAC - Oficina Prática Conglomerado Atelier do Centro

Rua Teodoro Baima, 39, República, São Paulo

www.opcac.xyz

Vernacular - Editora Atelier do Centro

www.ccsvernacular.com

www.medium.com/@carolccs

  • YouTube
  • Instagram

copyright © 2020 Conglomerado Atelier do Centro, todos os direitos reservados