MONTEVIDEO

Missão Montevideo - Buenos Aires C.A.C

Distribuição LLR

Dia 2 - 24/01/2020 - Sexta Feira

Dia em Montevideo e noite no Buquebus (barco para Buenos Aires)

Mohallem


 

  1. Livraria Escaramuza - livraria com pé direito enorme no meio de um bairro residencial. Tem escadas de madeira espalhadas por toda parte para procurar livros nas prateleiras mais altas. 

  2. Mailin é a mulher que trabalha na limpeza do FAUNA. Ela é uma refugiada cubana - veio para o Uruguai com a então namorada e a filha, e um tempo depois se casou com essa namorada (no Uruguai o casamento gay é legalizado). Ela escreve livros para pré adolescentes, e recentemente fechou contrato com uma editora espanhola para publicar pela primeira vez. 

  3. Hora do almoço - encontro Jero e Soledad no Fauna para irmos ao Centro Cultural da Espanha e nas galerias Xippas e Diana Saraiva (recomendada pela Maria do EAC). 

  4. O Centro Cultural da Espanha é um espaço grande, de três andares, mas com pouca coisa acontecendo. Tem uma exposição organizada de forma meio escolar sobre um escritor espanhol. De alguma forma o lugar me lembra um aeroporto. Não deixei nenhum material ali.

  5. Galeria Diana Saraiva fechada, apesar de a plaquinha da porta indicar que estaria aberta naquele horário. Fachada toda preta - não sei se fechou permanentemente

  6. Galeria Xippas - não dava vontade de ficar mais de 10 segundos lá dentro. Ar condicionado no talo, luz branca muito forte. Ali trabalhava só um menino bem jovem, de uns 20 anos. Destrancou a porta da galeria para nós e logo voltou para sua mesa. Também não deixei nenhum material ali.

  7. De ontem para hoje Jero entrou em contato com alguns conhecidos em Buenos Aires para ajudar na entrega de livros. Estava muito muito animado quando veio contar que conseguiu os contatos de uma das diretoras da Galeria Ruth Benzacar (Mora Bacal) e do diretor da loja de livros do Malba (Facundo del Falco)

  8. Escrevi para Mora Bacal, que respondeu dizendo que não estará na cidade. Me passou o endereço da casa de Orly Benzacar, dona da galeria, e pediu que deixasse o livro lá.

  9. Escrevi também para Facundo - ainda não respondeu. Amanhã passar no MALBA de qualquer forma. Dar livro extra imprevistos para Facundo? Pode ser um bom começo de conversa para organizar lançamento do livro lá - este Facundo é muito amigo de um grande amigo de Jero. Ver com RES o que acha.

  10. 10. Jero também me passou o telefone de Anouk Tessereau (pessoa que passou o contato de Mora para Jero). Anouk é francesa e mora há muitos anos na Argentina. Segundo Jero, é próxima  de Eduardo Constantini, dono do MALBA. Anouk se ofereceu para ir com Mohallem até galeria Ruth Benzacar amanhã

  11. Ao escrever tudo isso tomo ainda mais dimensão de como Jero e Soledad estão profundamente engajados nesta Missão. Eles literalmente se organizam a partir do cronograma que RES fez para essa viagem. É evidente o carinho e admiração que tem por Rubens - mas sinto que ainda há algo mais do que esses fatores. É como se este livro, que catalisou tantas mudanças no CAC este ano, também afete de forma direta a vida de Jero e Soledad. 

  12. Dando um salto para tentar articular melhor: é como se, da mesma forma que a obra de RES anima esta viagem de propósito, ela também é capaz de alimentar de propósito diversos aspectos da vida de Jero e Soledad. Sinto que a missão de levar este livro a certas pessoas fez Jero e Soledad se relacionarem de outra forma com coisas que construíram ao longo de suas vidas: os contatos de Buenos Aires, os contatos que fizeram a partir do hotel, o conhecimento da cidade de Montavideo, o fato de não terem um chefe e portanto poderem sair e voltar do hotel quando querem. 

  13. Aproximações que RES faz quando estuda, nos seus mapas - está relacionado também a forma como sua obra afeta o outro? Por exemplo Jero e Soledad aproximando e combinando coisas ao trabalhar para Livro Lila-RES

  14. Mapa sinótico de RES - escultura das cabeças fundidas em vários materiais - rede de pessoas/trama da vida de RES - ser artista / arte?

  15. Resposta de Jero aos agradecimentos de RES, que repassei a ele: “não precisa agradecer, o que mais quero é que esses livros cheguem a quem tem que chegar - isso me faz muito bem”

  16. Viagem de barco para Buenos Aires - Buquebus - caminhada até o porto com Theresa e Sari, que pegaram o mesmo barco. Tentar ver o outro pelo amor de deus!!!! 

  17. Ver o por do sol de dentro do barco, já no meio do Rio foi lindo. O rastro de espuma que o barco vai deixando. Muitas pessoas viajando sozinhas - poucas crianças. Dentro do barco tem uma casa de câmbio e uma loja enorme tipo Duty Free

  18. Os dias estão sendo bastante corridos - muita energia física e também social em atividade. Sinto bastante adrenalina no corpo e um nível de atenção que não tenho normalmente. Até agora as tarefas práticas as quais essa viagem se propôs foram feitas - e fico muito feliz por isso. Mas me lembrei hoje mais cedo de uma fala que RES teve semana passada para Viotti: “um dia a bunda e o peito vão cair”. Quero MUITO focar não apenas ao conteúdo (por exemplo, “entregar o livro”) mas também a forma como isso está acontecendo. Não usar “peito e bunda”  para conseguir coisas no mundo - gostaria muito mesmo de tentar estar muito atenta nessa viagem para não usar velhas moedas de troca com o mundo, mesmo que eu ainda não tenha novas moedas para colocar no lugar. Inventar na hora uma forma de barganhar!!! Ser agressiva o suficiente para me colocar nesse tipo de situação

  19. ORIENTAÇÃO É PUTA PRESENTE!!! MUITO OBRIGADA RUBENS!

DIA 2

Atelier do Centro - G1

Rua Epitácio Pessoa, 91, República, São Paulo

3129-3977 // 99537-5396 (RES)

Segunda à sexta: 8h às 17h

atelierdocentro@gmail.com

Galpão do Centro - G2

Rua Teodoro Baima, 39, República, São Paulo

Residência Atelier Luca Parise - G3

Rua Teodoro Baima, 51, SL 2, República, São Paulo 

www.lucaparise.co

CECAC - Centro de Estudos Conglomerado

Atelier do Centro - G4

Rua Teodoro Baima, 51, SL 1, República, São Paulo

Atelier do Centro - G5

Rua Teodoro Baima, 88, República, São Paulo

Coleção Àlex Muñoz - G6

Carrer del Segle, 5, Premià de Mar

08330 - Barcelona, España

OPCAC - Oficina Prática Conglomerado Atelier do Centro

Rua Teodoro Baima, 39, República, São Paulo

www.opcac.xyz

Vernacular - Editora Atelier do Centro

www.ccsvernacular.com

www.medium.com/@carolccs

  • YouTube
  • Instagram

copyright © 2020 Conglomerado Atelier do Centro, todos os direitos reservados