MONTEVIDEO

Missão Montevideo - Buenos Aires C.A.C

Distribuição LLR

Dia 1 - 23/01/2020 - Quinta Feira

Mohallem


 

  1. O Aeroporto Carrasco fica a 28km de Montevideo, em uma cidade vizinha

  2. O Uruguay tem 3,4 milhões de habitantes, dos quais 1,3 milhões moram em Montevideo - quase um terço do país habita uma mesma cidade. Nesse momento, o prefeito de Montevideo é de um partido (mais a esquerda) e o presidente do país que assumirá em Março, é do partido de oposição (mais a direita)

  3. Os bairros mais ricos de Montevideo ficam mais afastados do centro. Muitas casas gigantes no caminho entre aeroporto e Montevideo

  4. Hotel de Jero e Soledad (FAUNA) fica no centro antigo da cidade. A rua do hotel se torna um calçadão no quarteirão seguinte, onde são proibidos carros. Nessa rua há uma grande mistura de estabelecimentos: tem museu, livraria, uma loteria muito antiga, lojas de roupa (marcas que não conheço, exceto por uma da New Balance) e também muitos imóveis fechados ou abandonados.

  5. Chegada na Fauna: banho e início do planejamento do dia - organização com Jero e Soledad. Os dois realmente admiram e respeitam MUITO Rubens. Reação deles com os livros foi muito bonita - em um momento vi Soledad abrindo a capa-poster com a ponta dos dedos, com movimentos delicados, como quem manuseia algo precioso

  6. Encontro na hall de entrada do FAUNA com outros três hóspedes:

    • Theresa e Sari: uma inglesa e uma americana, uns 35, parentes, de origem indiana. Se encontram para viajar juntas todo ano - este ano vieram para Montevideo e Buenos Aires. Chegaram bem no momento em que Jero estava olhando o LLR. Viram o livro também, deixei um cartão com elas.

    • Will: Americano, gay, mais ou menos da minha idade. Trabalha com casting para reality shows de tv americanos

  7. Demanda MUITO real para ser “culto”: de que forma quero estar no mundo? sobre o que vou falar quando estiver em um lugar desconhecido com três desconhecidos? Capacidade de olhar o outro, de fazer perguntas, de investigar o mundo através de uma conversa?

  8. Almoços C.A.C - momento das perguntas - ver isso como ESTUDO. realmente agradecer a RES por estes momentos. 

  9. Almoço em restaurante próximo indicado por Soledad “Bistrô Luca” - Montevideo parece ser um cidade cara: pedi o prato do dia + água com gás + café e a conta deu 98 reais.

  10. Primeira entrega do LLR: Espaço de Arte Contemporânea (EAC) - uma antiga prisão com pátio bem grande convertida em espaço expositivo + cursos + residência artística - é o museu de arte contemporânea do Uruguay. Gerido pelo estado. Mohallem + Jero e Soledad

  11. Através de uma amiga que trabalha na Bienal de Montevideo e Instituto Goethe daqui, Jero conseguiu deixar nossa visita avisada. Quando chegamos, a Maria, coordenadora do EAC, nos esperava. Entreguei a ela o livro embalado, endereçado ao Fernando, diretor geral. Conversamos um pouco, e entreguei também o livro de conceitos básicos e o PFCAC para ela. Nos despedimos - ela saiu com o livro em mãos e nós fomos conhecer o espaço.

  12. 15 minutos depois ela aparece atrás da gente, acompanhada pelo Fernando - ele viu o livro e quis imediatamente nos encontrar para conversar.

  13. Fernando é formado em psicologia e se envolveu desde cedo com gestão cultural. Em 2009 montou um projeto e propôs ao governo a construção desse espaço na antiga cadeia.  Desde então é diretor do EAC - segundo Jero é um nome bem importante do mundo da arte aqui.

  14. Conversa com Fernando em seu escritório foi rápida (15 minutos no máximo), mas objetiva.

  15. Maria e Fernando tem planos de ir a São Paulo para a Bienal este ano - se interessaram muito por conhecer o Atelier. Estou com o e-mail de ambos, ver com RES como é melhor seguirmos para manter esse contato?

  16. Possibilidades levantadas: cursos do CAC no EAC (via chamamento público, abre em Outubro), residência de profissionais do Estou a caminho! no CAC, “troca" de residentes/intercâmbio.

  17. Enviaram para RES um pacote com livros do EAC

  18. Ter um contato - construção de uma rede - não ser predatório. Ponto que acho muito importante deixar evidente nesse relatório: essa viagem seria 1000 vezes mais complicada, senão inviável, se não fosse pelo respeito que Jero e Soledad tem por RES.

  19. RES conheceu Jero e Soledad quando viajava de férias  - acho este um dado muito importante para pensar descanso/trabalho no futuro - na profissão de artista ou em qualquer outra. É possível ainda haver cisão entre descanso e trabalho no futuro? É possível haver cisão entre descanso e trabalho em um caminho espiritual? Sinto que a ideia de descanso que tenho é bastante vinculada a uma lógica de “primeiro a obrigação, depois o que você gosta” - lógica totalmente obsoleta, que inclusive induz o descanso a ser leviano e o trabalho a ser predatório.

  20. Leilão de móveis: algo muito comum em Montevideo! Tem lugares abertos ao público que executam leilões de móveis e itens antigos diariamente.

  21. Jantar com Jero e Soledad - restaurante de carnes - conversa sobre estratégias para deixar o livro no MALBA + início de conversa lançamento LLR em Montevideo - formas de fazer isto acontecer?

  22. Amanhã: livraria Escaramuza + galeria Subte/galeria Xippas (deixar LLR em uma delas) + centro cultural espanhol (deixar livro PFCAC + conceitos básicos)

  23. Ter propósito - "propósito" enquanto tecnologia capaz de alterar a forma de um mesmo conteúdo (como por exemplo fazer uma viagem com propósito é muito diferente de fazer esta "mesma" viagem se um propósito)

DIA 1

Atelier do Centro - G1

Rua Epitácio Pessoa, 91, República, São Paulo

3129-3977 // 99537-5396 (RES)

Segunda à sexta: 8h às 17h

atelierdocentro@gmail.com

Galpão do Centro - G2

Rua Teodoro Baima, 39, República, São Paulo

Residência Atelier Luca Parise - G3

Rua Teodoro Baima, 51, SL 2, República, São Paulo 

www.lucaparise.co

CECAC - Centro de Estudos Conglomerado

Atelier do Centro - G4

Rua Teodoro Baima, 51, SL 1, República, São Paulo

Atelier do Centro - G5

Rua Teodoro Baima, 88, República, São Paulo

Coleção Àlex Muñoz - G6

Carrer del Segle, 5, Premià de Mar

08330 - Barcelona, España

OPCAC - Oficina Prática Conglomerado Atelier do Centro

Rua Teodoro Baima, 39, República, São Paulo

www.opcac.xyz

Vernacular - Editora Atelier do Centro

www.ccsvernacular.com

www.medium.com/@carolccs

  • YouTube
  • Instagram

copyright © 2020 Conglomerado Atelier do Centro, todos os direitos reservados